A Honda Motor Co., Ltd. (Honda) iniciou um projeto de demonstração em conjunto com a Tokuyama Corporation (Tokuyama) e a Mitsubishi Corporation (MC), para operar um data center utilizando hidrogênio como subproduto e uma usina de energia estacionária de células de combustível (FC) projetada para reutilizar sistemas de FC de veículos elétricos a células de combustível (FCEVs). As empresas realizaram hoje uma cerimônia de abertura no local de demonstração localizado na cidade de Shunan, província de Yamaguchi, Japão.
As três empresas vêm discutindo e se preparando para o lançamento do projeto de demonstração desde junho de 2023, quando este projeto foi proposto e adotado pela Organização de Desenvolvimento de Novas Tecnologias Energéticas e Industriais (NEDO) como um dos projetos para o “Desenvolvimento de Tecnologias para a Realização de uma Sociedade de Hidrogênio / Desenvolvimento de Tecnologias para Utilização Regional de Hidrogênio”.
Neste projeto de demonstração, a usina de energia de FC estacionária que a Honda desenvolveu com base na premissa de reutilização de células de combustível recuperadas de FCEVs utiliza hidrogênio como subproduto produzido pelo negócio de eletrólise de água salgada da Tokuyama para gerar eletricidade e fornecer energia a um data center distribuído operado pela Mitsubishi Corporation, no local de demonstração localizado na cidade de Shunan, Prefeitura de Yamaguchi, Japão.
Por meio deste projeto de demonstração, as três empresas irão explorar o potencial da reutilização de sistemas de FC automotivos para aplicações em usinas de FC estacionárias e verificarão a possibilidade de contribuir para 1) a redução do ônus econômico para os clientes que instalarão e operarão usinas de FC estacionárias e 2) a descarbonização da energia elétrica, por meio do uso eficaz de sistemas de FC, cuja adoção deverá ser mais ampla no futuro.
Espera-se um aumento adicional na demanda de energia para data centers a longo prazo, devido ao avanço de tecnologias que exigem processamento de dados em grande volume, como IA generativa e direção automatizada. Diante desse ambiente de mercado, utilizando 1) hidrogênio como subproduto, que pode ser produzido/fornecido de forma estável com baixas emissões de carbono, e 2) FCs projetados para serem reutilizados para fornecer eletricidade a data centers distribuídos, as três empresas se esforçarão para contribuir para a "transformação verde" (GX) dos data centers e para a transformação digital (DX) de municípios e empresas locais.
Nesta demonstração, a eletricidade proveniente de múltiplas fontes, como 1) uma usina elétrica estacionária de FC que utiliza hidrogênio como subproduto, 2) a rede elétrica, 3) baterias estacionárias (BESS*¹) e 4) fontes de energia renováveis, será combinada para verificar uma configuração de energia mais eficiente e otimizada para diferentes padrões de operação.
Os seguintes padrões específicos de utilização de usinas elétricas estacionárias de FC, com base em vários cenários possíveis, serão demonstrados alternando entre esses padrões de operação por meio de um Sistema de Gestão de Energia (SGE):
1) Uso como fonte de energia de reserva
2) Uso como fonte de energia primária fora da rede
3) Uso para redução de picos de consumo² de eletricidade da rede
4) Uso para balanceamento de oferta e demanda da rede, incluindo o fornecimento de eletricidade de volta à rede
Além de verificar a praticidade e a viabilidade comercial da operação de usinas elétricas estacionárias de FC, uma ampla gama de aplicações potenciais será explorada por meio deste projeto de demonstração.
*1 BESS: Sistema de Armazenamento de Energia em Baterias
*2 Redução de Picos de Energia: Redução do consumo de eletricidade durante os períodos de pico de demanda
Sobre a Estação de Energia de Células de Combustível Estacionária Honda
A Honda foi uma das primeiras empresas a focar no potencial do hidrogênio para a concretização de uma sociedade neutra em carbono e vem conduzindo pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio e FCEVs há mais de 30 anos. Trabalhando para alcançar a neutralidade de carbono em todos os produtos e atividades corporativas em que a Honda atua até 2050, a Honda identificou quatro domínios principais para a aplicação de seu sistema de célula de combustível – veículos elétricos a célula de combustível, veículos comerciais, usinas estacionárias e máquinas de construção – e vem trabalhando para expandir ainda mais as oportunidades para seus negócios de hidrogênio.
A usina de energia estacionária FC da Honda é capaz de fornecer eletricidade para atender ao consumo máximo de energia do cliente, de acordo com suas necessidades. Além disso, o tamanho compacto da unidade, obtido pela otimização do sistema de refrigeração e do layout interno, permite opções flexíveis de instalação para se adaptar às condições do local de instalação do cliente. Além disso, a usina de energia estacionária FC da Honda foi projetada para atingir alta capacidade de resposta, com o objetivo de iniciar o fornecimento de energia em até 10 segundos após a partida, servindo como uma fonte de energia de reserva confiável em caso de emergência.
Por meio de sua usina de energia estacionária FC, a Honda fornecerá eletricidade que atende às diversas necessidades de energia dos clientes, contribuindo também para os esforços de descarbonização de cada cliente, fornecendo suporte abrangente para todo o processo, desde a instalação até os serviços pós-venda.
Especificações da usina estacionária FC da Honda
Saída: até quatro unidades de 250 kW (1.000 kW no total) podem ser conectadas em série. Vários conjuntos de quatro unidades de 250 kW (1.000 kW cada) podem ser conectados em paralelo para aumentar a capacidade gradualmente.
Tensão Nominal: CA 200-480V, sistema trifásico de 4 fios
Normas em Conformidade: ANSI/CSA FC1 / IEC 62282-3-100
Tempo de Inicialização: em até 10 segundos
Ambiente de Instalação: temperatura: -25°C – +45°C
Altitude: MÁX. 2.000m / Desempenho Garantido: 1.000m
Nível de Ruído: 76dBA (@7m) ou menos
Exaustão: Emissão Zero (Sem CO2, NOx)
Observação: as especificações/valores listados são para o produto padrão operando em condições de espera.
As especificações do produto podem ser modificadas sem aviso prévio.
Visão geral do projeto de demonstração
Título oficial do projeto:
Demonstração para operar um data center usando hidrogênio de subproduto e uma usina de energia estacionária de célula de combustível (FC) projetada para reutilizar sistemas FC de veículos elétricos de célula de combustível (FCEVs).
Alvos de demonstração:
Para verificar o potencial de usinas de energia FC estacionárias para data centers em vários padrões de operação: 1) uso como fonte de energia de backup, 2) uso como fonte de energia primária fora da rede, 3) uso para redução de pico do consumo de eletricidade da rede e 4) uso para equilíbrio de oferta e demanda da rede.
Período de demonstração:
De agosto de 2025 a março de 2026 (provisório)
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